Como estimular a criatividade na empresa para maior competitividade

18/06/2021 | Santander Universidades

Você já se perguntou qual é o segredo das empresas competitivas no mercado atual? A criatividade, uma qualidade que provém do talento dessas empresas e que reside nas pessoas que fazem parte delas, é a chave. 

Nos últimos tempos, muitas empresas perceberam que, para serem competitivas no mercado atual, não basta uma boa capacidade tecnológica e um capital humano altamente qualificado, mas sim que, a estas qualidades, é necessário agregar o fator chave da criatividade.

As organizações, em geral, estão cada vez mais preocupadas com a utilização de modelos, métodos e sistemas que sejam eficientes e atraentes para o público. Os clientes e os consumidores também estão se tornando cada vez mais exigentes, de modo que ficar na zona de conforto não é rentável.

Se olharmos para trás no tempo, vamos nos dar conta que a criatividade sempre foi o motor do desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e das sociedades.

Inúmeros estudos e pesquisas revelam a importância do talento criativo e analisam o seu impacto no capital empresarial. Um estudo recente da Ernst & Young (EY) e do Future for Work Institute aponta que a criatividade será a habilidade mais requisitada no mercado de trabalho nos próximos anos

A empresa SCOPEN, no seu livro anual "The Partners Book 2020" , afirma que 78% das empresas que investem na criatividade obtêm uma melhor produtividade dos seus empregados, 76% conseguem uma equipe muito mais motivada, 83% atingem melhores resultados em matéria de inovação e 80% alcançam clientes mais satisfeitos.

Para que o novo modelo de competitividade empresarial, no qual a criatividade desempenha um papel fundamental, funcione, é preciso: capital social ou pessoal que saiba gerenciar ferramentas tecnológicas; capital intelectual, que se encarregue de gerar novos conhecimentos; e capital criativo, com competências para gerar novas ideias.

Sem criatividade, não há inovação

A gestão da criatividade contribui enormemente para os métodos de negócio no fornecimento de soluções competitivas. A moeda mais valiosa não é o dinheiro, mas as ideias e a propriedade intelectual, que são intangíveis e estão em constante evolução. A criatividade é um conceito que está intimamente ligado à inovação. Entretanto, é válido diferenciá-los:

    A criatividade é a capacidade que um indivíduo possui de criar e idealizar algo novo e original.

    A inovação é a arte de transformar ideias em produtos, processos e serviços novos e aprimorados que o mercado reconhece e valoriza.

     

Ter boas ideias, mas não executá-las, não é muito útil. Por esse motivo, uma das áreas em que as empresas mais estão investido é P&D. Pesquisar e desenvolver deve ser uma constante no dia-a-dia de qualquer empresa que queira prosperar.

As empresas precisam que a criatividade esteja dentro do DNA da organização. No entanto, não podemos ignorar que existem alguns obstáculos que dificultam a entrada da criatividade nas organizações:

    Cuidado com a reputação

    Pressão pela produtividade

    Exigências da administração

    Medo da frustração

    Resistência a mudanças

    Termo do roubo de ideias

    Protocolos rígidos

     

O que as empresas podem fazer para superar esses obstáculos? Levando em conta que a criatividade gera mais criatividade, o segredo está em cercar-se de pessoas criativas, equipes que sabem inovar e que não temem mudanças

Para iniciar um processo de inovação, é necessário que a empresa erradique o medo do fracasso, esteja atenta às mudanças do mercado e lance novos produtos, serviços ou mudanças de processo.

Como estimular a criatividade na empresa

A criatividade precisa de um contexto no qual se desenvolva dentro da organização. É necessário criar um ambiente ideal para gerar ideias, proporcionando técnicas e ferramentas adequadas para realizar este esforço dentro da equipe de trabalho e em cada cargo, bem como orientar os resultados desta atividade para a aplicação prática na empresa.  

Também são necessários estímulos por parte da administração, que deve alcançar o equilíbrio entre exploração e aproveitamento de resultados.

Neste momento, talvez você esteja se perguntando: Como é possível estimular a criatividade na empresa? Estas são algumas das práticas e comportamentos que propiciam um ambiente para a criatividade fluir:

    Desafios

    Motivação

    Participação ativa

    Autonomia e liberdade

    Confiança e colaboração

    Diversidade e variedade

    Ambiente de alegria e humor

    Dedicar tempo a imaginar

    Oferecer ambientes de confiança e segurança

    Assumir riscos

    Gerenciar conflitos

    Promover o intraempreendedorismo ou o espírito empreendedor dentro das organizações

     

Esta é apenas uma parte; aquilo que a empresa pode trazer. A outra parte está no que cada um dos indivíduos pode trazer. Por exemplo:

    Curiosidade

    Mente aberta

    Flexibilidade

    Otimismo

    Perseverança

    Vontade de aprendizagem contínua

    Capacidade crítica

     

Para dar talentos criativos, não basta realizar um bom processo de seleção por competências. As políticas de retenção são tão ou mais importantes. Uma vez que o talento estiver na empresa, é preciso cuidar dele, garantindo o ambiente ideal para que as ideias assumam forma e, assim, atinjam resultados satisfatórios.

 

que-es-un-bootcamp

A educação e a formação: o elo de ligação

É um fato que as empresas vão exigir cada vez mais perfis criativos. Então, como se pode garantir que o talento criativo chegue às empresas? Colocar o foco na educação desde a base é fundamental, pois esta constitui o elo de união entre a criatividade e mundo do trabalho.

O sistema educacional, muitas vezes mais orientado para a memorização do que para a criatividade e a prática, está realizando grandes esforços para se adaptar a uma nova realidade, na qual se potencializar a criatividade, a inovação e também a colaboração, pois a maior parte do grande aprendizado acontece em grupos, cuja colaboração é a fonte do crescimento.

Existem programas inovadores que integram em sua filosofia o lifelong learning e que representam uma grande oportunidade para impulsionar o progresso das pessoas e da sociedade. No portal das Santander Open Academy, você poderá encontrar a formação que procura para desenvolver sua criatividade e impulsionar sua carreira profissional. Aproveite a oportunidade!

fomentar-creatividad

Ver mais posts interessantes...