“Palavras não são suficientes para descrever a transformação na instituição e em minha carreira profissional” – Letícia Silva Garcia, professora da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

15/07/2021 | Letícia Silva Garcia

Em conjunto com sua instituição de ensino, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, a professora Letícia Silva Garcia sempre atuou com uma educação tradicional para o ensino superior. Mas para superar os desafios atuais, foi preciso adotar experiências enriquecedoras, preparar docentes e promover a inovação em várias etapas do processo de ensino-aprendizagem.

Foi através da participação em eventos de formação de professores promovidos por Laspau, parceiro da Universidade de Harvard, Universidade do Chile, Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e de outras grandes instituições internacionais, que Letícia pôde a sistematizar e organizar os processos de inovação dentro da faculdade, bem como sua própia rotina.

O programa Laspau desenvolveu um vasto e variado conhecimento em inovação no ensino e aprendizagem, levando experiências imersivas para docentes do mundo todo. Em seus workshops, a professora Letícia Silva Garcia ampliou os conhecimentos e direcionou o aprendizado para a prática, gerando um processo de transformação não apenas em sua carreira profissional, mas sim em todo o seu ecossistema laboral.

cta

Uma experiência imersiva transformadora

Em 2017, a docente e coordenadora Letícia Silva Garcia foi convidada para participar como ouvinte em uma semana de capacitação promovida pelo Consórcio STHEM Brasil e Laspau. Em seguida, nos anos de 2018 e 2019, teve a oportunidade de vivenciar outros sete dias de formação em caráter imersivo, promovidos por Laspau.

Letícia Garcia relatou que, graças ao envolvimento nestes programas, ela enxergou uma nova maneira de pensar o ensino superior. E muito mais do que isso: a formação de professores é capaz de mudar a forma como os docentes pensam sua própria sala de aula. O que por si só já é imensamente transformador.  

“Palavras não são o suficiente para descrever o processo de transformação ocorrido em nossa instituição após a participação nos eventos Laspau. Também não são suficientes para descrever o processo de transformação ocorrido em minha postura profissional enquanto professora e coordenadora de curso.”

Professora Letícia Silva Garcia
Professora Letícia Silva Garcia com os alunos

Troca de experiências para todos os níveis de ensino

Como coordenadora do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP) da Faculdade Dom Bosco, Letícia quis ampliar a inovação vivenciada para além do nível universitário. Então, ela e sua equipe expandiram a parceria com o Colégio Dom Bosco, levando além os aprendizados compartilhados nos eventos de Laspau e STHEM Brasil.

“Como métrica de impacto, no último fórum promovido por Laspau, nossa instituição teve dois trabalhos premiados – de um total de onze colocações. O que mostra que a transformação que aconteceu na faculdade e em seus professores foi um processo muito significativo. De fato, é realmente transformador.”

Professora Letícia Silva Garcia

Quando boas práticas de ensino, sistematização, organização e inovação andam de mãos dadas, a educação aplica seu poder transformador –independente dos níveis educacionais.

“Sempre fomos uma instituição de ensino muito prática, então já no evento de Laspau (em 2018) participamos com uma apresentação de trabalhos. A troca de experiências e aprendizagem elevada nos fizeram expandir a parceria com o Colégio Dom Bosco. Isso fez com que levássemos a inovação a em todos os níveis de educação, e não só para o ensino superior.”

Professora Letícia Silva Garcia

Aplicações para o ensino remoto

A coordenadora relata que um dos principais desafios da Faculdade Dom Bosco era mudar toda a sua estrutura presencial para a virtual. Em tempos tão complexos, a faculdade pôde conduzir o ensino remoto mediado por tecnologia com mais facilidade porque seus professores estavam mais bem preparados para vencer os desafios. A participação em workshops promovidos por Laspau qualificaram todo o processo de formação de professores, auxiliando a transição que era desejada há tempos pela instituição.

“A participação nos workshops foi essencial para pensar a sistematização da inovação e cumprir com o desafio de mudar o ensino presencial para o ensino remoto mediado por tecnologia.”

Professora Letícia Silva Garcia

Formação de professores universitários

Sabendo da importância dos processos formativos para alavancar a educação brasileira, o Banco Santander se filiou à Harvard Business Publishing Education para lançar a convocatória Santander Open Academy | Innovation in Teaching - 2023, dirigida a docentes universitários a nível global que querem desenvolver novas técnicas de aprendizagem

 

Você é professor, leciona no ensino superior há mais de três anos e quer aprimorar suas competências pedagógicas? O Banco Santander, juntamente com a Harvard Business Publishing Education, lança 300 Santander Open Academy | Innovation in Teaching - 2023 com o objetivo de promover boas práticas universitárias, estimular o trabalho colaborativo e criar um espaço de crescimento em inovação na comunidade global de professores.

Realizado de forma 100% online, ao longo de oito semanas você poderá colocar em prática as melhores habilidades pedagógicas do mundo, bem como aprenderá as ferramentas mais inovadoras para alcançar um aprendizado eficaz entre seus alunos.

Tudo através de uma metodologia única e com o apoio dos melhores mentores e especialistas em pedagogia da Harvard Business Publishing Education. O programa é gratuito para os beneficiários. Também não é necessário ser cliente do Banco Santander.

Se você é professor universitário com mais de três anos de experiência e quer ser um agente de mudança na sua comunidade docente, inscreva-se já na convocatória Santander Open Academy | Innovation in Teaching - 2023.

 

(Neste momento, as inscrições para a convocatória Santander Open Academy | Innovation in Teaching - 2023 terminaram, mas te convidamos a visitar nosso portal Santander Open Academy. Lá você poderá encontrar a formação que melhor se adapte às suas necessidades, o que te permitirá dar um salto na sua carreira profissional. Aproveite a oportunidade!)

CTA  Post

Professora Letícia Silva Garcia da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Ver mais posts interessantes...