Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades

Egas Moniz Higher Education School (EMHES)

movilidad

Concurso para atribuição de duas bolsas ibero-americanas, no âmbito de um programa Santander Universidades, o qual visa aumentar a mobilidade entre universidades ibero-americanas.

Dirigido a: Pregraduados
Que vivan en:
De la Universidad/es: Egas Moniz

  1. Inscripciones abiertas
    Del 13/05/2019 al 10/07/2019

  2. Evaluación de solicitudes
    del 11/07/2019 al 16/07/2019

  3. Publicación de resultados
    16/07/2019

  4. Proceso finalizado


Requisitos

Condições de elegibilidade:

 

Para ser considerado elegível o estudante deve:


-Estar matriculado na Egas Moniz Higher Education School (EMHES) e frequentar estudos de Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado, no momento da candidatura e durante todo o período da mobilidade; 


-Estar em situação regular relativamente ao pagamento de propinas e de outras taxas académicas;


 -Não ter beneficiado, no mesmo ciclo de estudos, de uma bolsa do Programa Santander Universidades ;


-Ter obtido, pelo menos, metade dos créditos da totalidade do curso ou superado os dois primeiros anos dos seus estudos. No caso dos estudantes do 2º ciclo, estes podem participar a partir do 1º ano do Mestrado (2º semestre);


-Entregar o Plano de Reconhecimento Académico, para cada uma das instituições de acolhimento seleccionadas; 


-Dominar uma das seguintes línguas: Inglês ou Espanhol nível B1, dependendo da língua de instrução exigida pela universidade de acolhimento;


-Candidatar-se efectuando a sua inscrição através da ligação na página web www.bolsas- santander.com (consultar tutorial na secção “Documentos Associados à Bolsa”).


De salientar que, se o estudante tiver sido seleccionado para realizar mobilidade Erasmus numa das universidades Espanholas que integra a lista de universidades participantes no Programa Santander, no ano letivo 2019/2020, é ainda elegível para apresentar candidatura.


Dúvidas que surjam durante o processo de candidatura podem ser esclarecidas enviando um e-mail para international@egasmoniz.edu.pt ou através do telefone +351 21 294 68 18.


 


Información General

Descripción de la beca:

Destinatários das bolsas:


O presente convite à apresentação de candidaturas refere-se à atribuição de duas bolsas semestrais ibero-americanas, no âmbito do Programa de "Bolsas Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades". Este programa destina-se aos estudantes de 1º e 2º ciclos e Mestrados Integrados da Egas Moniz Higher Education School (EMHES) que desejem realizar um semestre académico numa universidade da lista de participantes no Programa em 2019.


Características das bolsas:


De acordo com o regulamento geral do Programa de "Bolsas Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades":


A finalidade das bolsas que se outorgam pelas universidades participantes sob o presente programa é facilitar aos estudantes o seguimento de estudos durante um semestre académico numa universidade ibero-americana de outro país diferente do país de origem.


O montante unitário das Bolsas para todos os estudantes beneficiários das mesmas, sem distinção de país, será de 2 300 euros.


As Bolsas Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades serão compatíveis com outras ajudas ou formas de financiamento que o estudante beneficiário possa obter ou receber. O seu montante destinar-se-á a ajudar a financiar os custos de matrícula, se houver, e de deslocação, seguro de viagem, manutenção e alojamento.


O estudante que for selecionado para usufruir de uma bolsa terá que contratar um seguro obrigatório com a mesma duração da bolsa, que incluirá as coberturas de: (i) falecimento e invalidez permanente por acidente, (ii) transporte e repatriação de falecidos, feridos ou doentes,(iii) gastos médicos e cirúrgicos, hospitalização por doença ou acidente (iv) responsabilidade civil privada. A universidade responsabilizar-se-á pela verificação da contratação do seguro pelo beneficiário.


A bolsa, uma vez aceite através da página web www.bolsas-santander.com, deverá será ser paga diretamente ao beneficiário pela universidade participante numa conta aberta pelo estudante no Santander.


Universidades participantes:


O estudante pode candidatar-se a uma das universidades participantes do programa na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú, Porto Rico e Uruguai (ver lista de universidades participantes na secção “Documentos Associados à Bolsa”).


Formalização da candidatura:


O convite à apresentação de candidaturas decorre entre 13 de Maio de 2019 e 10 de Julho de 2019.


Os estudantes deverão candidatar-se efectuando a sua inscrição através da ligação na página web www.bolsas- santander.com (consultar tutorial na secção “Documentos Associados à Bolsa”).


Deverá ser anexada à candidatura um Plano de Reconhecimento Académico para cada uma das instituições de acolhimento seleccionadas. Para tal, deve selecionar unidades curriculares em número e carga horária suficientes para frequência de um semestre em tempo integral na Instituição de Acolhimento, que perfaçam o equivalente a 30 créditos ECTS.


As candidaturas estão condicionadas à aceitação das universidades parceiras, à assinatura de acordos bilaterais de cooperação académica com a EMHES e aos requisitos e prazos estipulados pelas mesmas.


Período elegível:


A estadia e estudos na universidade de destino deverão realizar-se no período compreendido entre Agosto de 2019 e 18 de Junho de 2020. O início do usufruto das bolsas terá sempre que ser antes de finalizar o mês de Fevereiro de 2020.


Critérios de selecção:


Os principais critérios de selecção para atribuição das bolsas são os seguintes:


       - Mérito académico (média de classificações às unidades curriculares já realizadas);


       - Menor número de matrículas para atingir o número de créditos realizados;


      - Condições socioeconómicas desfavoráveis;


      - Motivação;


     - Conhecimentos linguísticos;


      - Representação das diversas áreas de estudo;


      - Equidade na distribuição dos candidatos pelas universidades participantes no programa.


Os resultados serão divulgados até 16 de Julho de 2019 e comunicados através de correio eletrónico e publicados na página web da EMHES.


Dúvidas que surjam durante o processo de candidatura podem ser esclarecidas enviando um e-mail para international@egasmoniz.edu.pt ou através do telefone +351 21 294 68 18.

País de destino:
Duración de la beca: Um semestre académico
Importe: €2,300
¿Qué incluye la beca? Cuantía económica, Alojamiento, Matrícula, Transportes
Número de becas ofrecidas: 2

Instrucciones

Em caso de seleção, e na sequência da notificação do resultado da sua candidatura, os estudantes deverão confirmar a aceitação do financiamento atribuido, dentro dos prazos estabelecidos, através do endereço de e-mail international@egasmoniz.edu.pt.


Os beneficiários assinarão o contrato financeiro que lhes confere o estatuto de beneficiário e participante no Programa de "Bolsas Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades", de acordo com as instruções do coordenador da mobilidade Santander da EMHES.


A EMHES comunicará os dados dos estudantes à universidade de acolhimento.


Os estudantes deverão realizar a sua inscrição na universidade de acolhimento, de acordo com os respectivos procedimentos, podendo receber para tal o apoio do coordenador da mobilidade Santander da EMHES


Após seleção e atribuição da bolsa, os estudantes deverão assinar o "Learning Agreement for Studies" que deverá ser aprovado pelas três partes (estudante, coordenador da mobilidade Santander da EMHES e responsável da universidade de acolhimento).


 Os estudantes terão de completar a sua candidatura entregando ainda, dentro dos prazos estabelecidos, todos os documentos necessários à submissão da mesma, nomeadamente a entrega do comprovativo de titularidade do número de conta do Banco Santander da qual são beneficiários, comprovativo de contratação do seguro obrigatório (conforme regulamento) e documento de identificação.


Após recepção dos documentos acima indicados, a EMHES procede à transferência bancária da bolsa para conta bancária do estudante indicada no formulário Santander.


 


  1. Inscripciones abiertas
    Del 13/05/2019 al 10/07/2019

  2. Evaluación de solicitudes
    del 11/07/2019 al 16/07/2019

  3. Publicación de resultados
    16/07/2019

  4. Proceso finalizado

Proceso finalizado