IPCA - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades para estudantes de Licenciatura e Mestrado

Para estudiantes de 1 países de Instituto PolitéCnico Do CáVado E Do Ave
Información General

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

EDITAL 2019

Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Estudantes de Licenciatura e Mestrado


Encontra-se aberto um convite à apresentação de candidaturas para a atribuição de 8 bolsas semestrais de mobilidade internacional, no âmbito do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, destinado aos estudantes de Licenciatura e de Mestrado do IPCA, que pretendam realizar um período de estudos numa Universidade da lista de participantes no Programa em 2019.


UNIVERSIDADES PARTICIPANTES

O estudante pode candidatar-se a uma das Universidades Participantes do programa, na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Porto Rico e Uruguai. 

O estudante deve analisar a informação disponibilizada pelas Universidades e verificar se está em condições de cumprir com todos os requisitos (calendário letivo, domínio da língua, plano de estudos). Não obstante, as candidaturas estão condicionadas à aceitação das Universidades parceiras, à assinatura de acordos bilaterais de cooperação académica com o IPCA e aos requisitos e prazos estipulados pelas mesmas.


FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS

A convocatória decorrerá de 27 de março a 17 de abril de 2019.

À candidatura deve ser anexada a documentação exigida, incluindo um Plano de Reconhecimento Académico para cada uma das Instituições de Acolhimento selecionadas.


DURAÇÃO

As mobilidades deverão realizar-se idealmente no período compreendido entre julho de 2019 e julho de 2020.


PROCESSO SELETIVO

Só serão aceites candidaturas de estudantes que cumpram as condições do presente Edital e do Regulamento Geral do Programa de Bolsas do Banco Santander

Os critérios de caráter prioritário que presidirão à seleção dos candidatos são:


1. Mérito académico (média de classificações às unidades curriculares já realizadas); 

2. Menor número de matrículas para atingir o número de créditos realizados;

3. Prioridade a períodos de mobilidade transatlântica;

4. Condições socioeconómicas;

5. Motivação;

6. Representatividade de todas as áreas de estudo oferecidas pelo IPCA;

7. Distribuição dos candidatos pelas diferentes universidades parceiras do programa;

8. Poderá ser realizada uma entrevista individual ou coletiva.


Um júri especialmente constituído para o efeito efetuará a avaliação das candidaturas, resultando numa seriação dos candidatos de acordo com os critérios enumerados.

Os resultados serão divulgados até 30 de abril de 2019 e comunicados através de correio eletrónico e publicados na página web do Gabinete de ReIações Internacionais: https://gri.ipca.pt


BOLSA

A bolsa contribui financeiramente para as despesas de viagem, seguro e estadia, no montante 2.300,00€, depositados pelo IPCA, numa conta do Banco Santander Totta SA.

Caso o participante não possua conta no Banco Santander Totta SA deverá abrir uma para este efeito.

Os bolseiros serão igualmente responsáveis por contratualizar um seguro que incluirá a cobertura de falecimento e invalidez por acidente, assistência em repatriação de falecidos, cobertura médico-hospitalar, acidente e viagem, para a sua permanência no estrangeiro, de acordo com os padrões estabelecidos pelas instituições anfitriãs.


Todos os aspetos organizacionais e processuais relativos à preparação destes períodos de mobilidade obedecerão às regras gerais adotadas institucionalmente.

¿Qué incluye la beca?
Cuantía económica
Requisitos

CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE

Para ser considerado elegível o estudante deve:


a) Estar devidamente matriculado como estudante regular do IPCA num ciclo de estudos (Licenciatura ou Mestrado) no momento da candidatura e no momento da realização e término previsto para a mobilidade;


b) Estar em situação regular relativamente ao pagamento de propinas e outras taxas académicas;


c) Não ter participado anteriormente em nenhuma mobilidade Santander;


d) Ter um excelente/bom histórico escolar e ter obtido, pelo menos, metade dos créditos da totalidade do curso ou superado os dois primeiros anos dos seus estudos. A exceção é feita aos estudantes do 2º ciclo, cuja participação no Programa é admitida a partir do 1º ano do Mestrado (2º semestre);


e) Apresentar um Plano de Reconhecimento Académico, selecionando unidades curriculares em número e carga horária suficientes para frequência de um semestre em tempo integral na Instituição de Acolhimento, que perfaçam o equivalente a 30 créditos ECTS;


f) Comprometer-se, em caso de seleção, a realizar a mobilidade em pleno respeito pelas regras estabelecidas nas Instituições de origem e de acolhimento.


Nota: Os estudantes já selecionados para efetuar um período de mobilidade no ano letivo 2019/2020 numa das Universidades espanholas constantes da Lista das Universidades participantes, no âmbito do Programa Erasmus+, são igualmente elegíveis para apresentar candidatura.

Instrucciones

Em caso de seleção, os estudantes deverão contactar o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) do IPCA, através do endereço de email gri@ipca.pt ou através do telefone +351 253 802 207.