Santander +Perto

Santander Universidades Portugal

estudio

A Bolsa destina-se a apoiar as despesas com alojamento de estudantes com restrições económicas inscritos em Instituições do Ensino Superior do distrito do Porto que residam a mais de 50km.

Dirigido a: Preuniversitarios, Pregraduados
Que vivan en:

  1. Inscripciones abiertas
    Del 05/09/2019 al 16/09/2019

  2. Evaluación de solicitudes
    del 17/09/2019 al 18/09/2019

  3. Publicación de resultados
    18/09/2019

  4. Proceso finalizado


Requisitos

Podem candidatar-se ao Programa, estudantes de nacionalidade Portuguesa, com um nível de aproveitamento acima da média, inscritos em cursos de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado numa Instituição do Ensino Superior (IES) localizada no distrito do Porto, pertencentes a agregados familiares com restrições orçamentais para apoiar os seus educandos deslocados geograficamente.

Os estudantes deverão ainda cumprir as seguintes condições de elegibilidade, obrigatoriamente cumulativas:

a. Idade igual ou superior a 17 (dezassete) anos e máxima de 23 (vinte e três) anos completados até 31 de dezembro de 2019;

b. Ingresso pela primeira vez no Ensino Superior e cuja média de entrada não seja inferior a 14 (catorze) valores ou novo ingresso no Ensino Superior (no 1º ano ou em anos subsequentes) e cuja média do ano anterior não seja inferior a 12 (doze) valores; 

c. Inscrição válida em pelo menos 36 ECTS;

d. Rendimento anual pessoal ou familiar per capita, conforme IRS de 2018, igual ou inferior a 25 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais, correspondendo ao valor de 10.894,00€;

e. Estudante deslocado a mais de 50 Km’s (cinquenta quilómetros) da sua residência, em consideração à IES a que se candidata, mais em concreto ao campus onde é lecionado o curso a que se candidata.


Información General

Descripción de la beca:

O Banco Santander Totta, S.A., no âmbito da sua Política de Sustentabilidade, tem focado a sua atividade no apoio ao Ensino Superior, cujos pilares estratégicos assentam na promoção da igualdade de oportunidades dos jovens estudantes no acesso à Educação, Empregabilidade e Empreendedorismo.

Os estudantes que pretendem realizar os seus estudos numa instituição de Ensino Superior longe da sua residência habitual enfrentam, como alunos deslocados, desafios adicionais quer a nível económico quer no domínio social-familiar.

Neste âmbito, o Santander lança o Programa de Bolsas +Perto (doravante, “Programa”) dedicado a estudantes do ensino superior com restrições económicas, que visa permitir o acesso dos mesmos a alojamento universitário em condições acessíveis, fomentando assim uma inclusão satisfatória no ensino superior e o êxito na prossecução dos seus estudos.

Este programa tem como objetivo alargar o acesso a oportunidades para todos os jovens que desejem estudar no Ensino Superior, independentemente do seu contexto socioeconómico, valorizando o seu mérito académico e motivação para o ciclo de estudos a que se propõem.

Esta edição do Programa conta com o apoio do Parceiro de Alojamento Livensa Living Porto Campus, em cuja residência ficarão alojados os bolseiros deste programa. 


Podem candidatar-se ao Programa, estudantes de nacionalidade Portuguesa, com um nível de aproveitamento acima da média, inscritos em cursos de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado numa Instituição do Ensino Superior (IES) localizada no distrito do Porto, pertencentes a agregados familiares com restrições orçamentais para apoiar os seus educandos deslocados geograficamente.

O processo de candidatura é totalmente gratuito, sendo as Bolsas atribuídas pagas diretamente ao Alojamento, devendo os estudantes comparticipar com 100€/mês.

Os critérios de avaliação das candidaturas têm em conta 1) recursos financeiros, 2) mérito académico, 3) distância geográfica à IES e 4) carta de motivação sobre a relação do curso e IES a que se candidatam e a carreira profissional que aspiram (visão de futuro).

O Programa incentiva a que os Estudantes Bolseiros estejam em contacto entre eles, apoiando-se mutuamente durante a estadia e curso. Para tal, o Estudante Bolseiro compromete-se a participar em 3 iniciativas anuais promovidas pelo Santander nomeadamente eventos de promoção de networking, sessões de orientação académica-profissional, entre outras iniciativas.

Para cada Estudante Bolseiro será designado um mentor, que será um colaborador do Santander, com o objetivo de acompanhar o Estudante Bolseiro ao longo do período da Bolsa, de ajudar a sua integração e incentivar a ultrapassar eventuais obstáculos ao seu sucesso académico.


Duración de la beca: 21 de Setembro de 2019 a 31 de julho de 2020
¿Qué incluye la beca? Alojamiento
Número de becas ofrecidas: 40
Información Adicional:

O Programa prevê a atribuição de apoio financeiro, destinado na totalidade a apoiar as despesas com o alojamento. Serão entregues um máximo de 40 bolsas, correspondendo à comparticipação de 40 camas em quarto duplo.

Os estudantes aos quais sejam atribuídas as Bolsas terão lugar garantido no ano letivo 2019/2020 na Residência “Livensa Living Porto Campus”, localizada na Rua Doutor Manuel Pereira da Silva, 160, no Porto.

O valor do apoio financeiro a suportar pelo Santander pago diretamente ao Parceiro de Alojamento contempla: alojamento do Estudante Bolseiro assegurado pelo período desde 21 de setembro de 2019 até 31 de julho de 2020, em quarto duplo; pagamento da respetiva taxa de reserva; comparticipação no pagamento das rendas mensais.

Para esclarecimentos adicionais, consulte o Regulamento (nos Documentos associados à Bolsa).

Telefone de contacto: 913 604 515, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h.

Documentos asociados a la beca:

Instrucciones

A comunicação dos resultados será feita diretamente endereçada aos respetivos vencedores por e-mail, garantindo a privacidade e anonimidade de cada um.

No site do Santander, serão apenas publicados dados estatísticos dos resultados, nomeadamente número de Bolsas efetivamente atribuídas, dispersão geográfica e dispersão por cursos e respetivas IES.

Cada estudante poderá solicitar o detalhe da sua própria classificação, não sendo em nenhuma circunstância possível aceder à informação detalhada dos restantes estudantes candidatos.

Os resultados apresentados não poderão ser objeto de contestação ou recurso por parte dos estudantes ou familiares.

Os candidatos que não forem contemplados com uma bolsa deste programa, farão parte de uma lista de espera, que será utilizada para substituição, durante todo o ano letivo, em caso de desistência de algum dos estudantes a quem tenha sido atribuída a Bolsa. 


  1. Inscripciones abiertas
    Del 05/09/2019 al 16/09/2019

  2. Evaluación de solicitudes
    del 17/09/2019 al 18/09/2019

  3. Publicación de resultados
    18/09/2019

  4. Proceso finalizado

Proceso finalizado